JORNADAS EUROPEIAS DO PATRIMÓNIO – 14 OUTUBRO 2017

AHPALDEIAS HISTÓRICAS DE PORTUGAL /PATRIMÓNIO E MEMÓRIA NA CRIAÇÃO DE PARCERIAS PARA A SALVAGUARDA E GESTÃO DO PATRIMÓNIO NACIONAL

Decorreu no passado sábado, dia 14 de Outubro, no Convento de São Paulo Eremita (Serra de Ossa-Redondo), o dia das Jornadas Europeias do Património, organização da AHP – Aldeias Históricas de Portugal/ Património e Memória.

Perto de 60 associados e amigos da AHP/ Património e Memória, acompanhados por Isabel das Veiga Cabral, presidente do Conselho Diretivo do Património da AHP, e apoiados por Rui Martins, responsável do Peddy+, foram recebidos por Henrique Leote e por Eduardo Bon de Sousa, director do Hotel do Convento de São Paulo e da Fundação Henrique Leote.

A Rádio Campanário fez a cobertura do evento (clique abaixo para ouvir a reportagem áudio).

O programa das Jornadas Europeias do Património abriu com um momento musical, tendo Constança Sousa e Melo encantado todos os presentes, com a sua gentil figura e bela voz.

Após o almoço conventual, Eduardo Bon de Sousa – inexcedível no apoio dado à organização das Jornadas – conduziu o numeroso grupo, numa interessante visita a parte da cerca e àquela que é “a maior coleção de azulejos in situ  portuguesa” fora do Convento da Madre de Deus (Museu Nacional do Azulejo).

Seguiu-se o Workshop “De Convento a Hotel- Recuperação das Memórias”, tendo Eduardo Bon de Sousa traçado o historial do Convento e exposto as preocupações e dificuldades da direção na sua gestão e salvaguarda, bem como a escolha estratégica de futuro da Fundação Henrique Leote.

Encerrou o Workshop Isabel da Veiga Cabral com uma comunicação sobre as linhas orientadoras que devem enformar uma estratégia coerente e eficaz para a gestão, salvaguarda e revivificação do Património edificado.

As Jornadas terminaram com uma degustação de doces conventuais.

AGRADECIMENTOS

Divulgação digital

TRIPLO V BLOG

CENTRO NACIONAL DE CULTURA

PEDDY

PPORTODOSMUSEUS

ARCHPORT

Direção Geral do Património Cultural

 

Divulgação informal/Sócio e Parceiros AHP

SEDES 

FUNDAÇÃO DAS CASAS DE FRONTEIRA E ALORNA 

 

Fotografia e Vídeo

Sousa e Melo

 

Cartaz

AMAZING FACTORY (Sócia e parceira da AHP- Aldeias Históricas de Portugal/PATRIMÓNIO E MEMÓRIA)

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+