I Fórum Nacional das ONG’s do Património.

Uma estratégia para o século XXI – Casa da Música – Óbidos.

APRESENTAÇÃO –  A AHP cônscia da importância do papel das ONGs , promove o 1º Fórum Nacional das ONGs do Património. É o primeiro Fórum de todas as ONGs que se realiza em Portugal.  https://www.ahp-aldeiashistoricasdeportugal.com/
Sem a participação da sociedade civil, constituída por cerca 140 ONGs do Património cultural, com mais de 50.000 de cidadãos– número porventura maior e mais representativo do que têm os partidos políticos – e que querem exercer o direito de cidadania,  não há futuro para o Património, não há democracia dentro da reformulação das estruturas de poder mundial, regional e nacional, que a crise mundial promove.

OBJECTIVO – Desconhecia-se o seu número, parecia irrelevante a sua grandeza frente à indiferencia com que as tratam os poderes locais e central.
HOJE –  É de vital importância para a sobrevivência da democracia, em Portugal, que as ONGs estejam mobilizadas, cimentadas, reforçadas. Não podem ser um conjunto de actores mal definidos e organizados.
HOJE a sociedade civil (ONGs)  ocupa o espaço mítico da Ágora – um espaço não governamental , essencial para a democracia, onde se organiza o debate público , onde se faz o verdadeiro exercício da cidadania.
HOJE a sociedade civil (ONGs) afirma-se como uma força diferente em relação aos outros actores – pela ética!
HOJE é Essa a sua força, aí reside a diferença essencial – a afirmação de uma ética, de uma moral! Hoje é ela a sua guardiã da e responsável pela sua introdução na intervenção pública.
HOJE , Chegou a altura de repensar o papel das ONGs para agora, para o seu futuro, para o séc. XXI.

ESTRATÉGIA – A AHP, Aldeias Históricas de Portugal , nas actividades que promove e tem previstas, traçou como principal objectivo  servir o País.
Estabeleceu, para o atingir, uma estratégia, que passa por uma sequência de acções que, combinadas entre si, possam contribuir decisivamente para a salvaguarda do Património cultural, das nossas memórias e valores, da nossa identidade e que se constitua, assim, como elemento fundamental para a coesão social.

ACÇÃO –   AHP neste Fórum vai possibilitar o reforço das ONGs  através das seguintes acções:
1 – Proporcionar — lhes um meio preferencial para troca de experiências, estabelecimento sinergias e posteriores parcerias, de forma a viabilizar e reforçar projectos e consolidar as próprias organizações.
2 – Criar uma Rede de ONGs do Património cultural que se torne num ancoradouro de referência; promova a cooperação; possibilite a transmissão de conhecimentos; maximize a eficiência de recursos humanos e financeiros; e, fortalecendo o sentido cívico, promova a consolidação social.
3 – Elaborar uma carta que defina o papel das ONGS para o séc. XXI e estabeleça os princípios por que se devem reger na sua relação com a comunidade, com as entidades locais e instituições nacionais.

Faça a sua inscrição aqui (inscrição gratuita)

Para visualizar a informação que se segue correctamente terá de ter instalado o seguinte programa

Consulte informação detalhada acerca deste forum nos ficheiros anexos:
– Comunicação (Download)
– Convite (Download)
– Programa (Download)

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+