Cimeira do Património

Cimeira do Património “Repensar o Património, Reconstruir Portugal – uma visão e estratégias para o século XXI”
A Cimeira reuniu especialistas, individualidades e ONGP, ligadas a diversas vertentes do Património cultural (vide lista). Dela resultou um documento com as Recomendações que se podem contribuir para uma melhor definição de uma política coerente aplicada ao Património Cultural e à Cultura.

A redefinição do conceito e prática do termo Cultura é essencial como ponto de partida para adequar e dar coerência, às opções politicas versus práticas.

A multiplicidade, complexidade e abrangência das matérias que o termo passou a abarcar, fruto de uma evolução histórica e da globalização, marcam hoje, claramente. um corte com o passado e, consequentemente, a separação entre a memória cultural colectiva de um povo e a memória cultural universal da humanidade.

O conceito restritivo de Cultura, não pode assim, continuar na génese da estratégia do Governo e, menos ainda o Novo Modelo a adoptar para o século XXI.

A estratégia deve ser traçada no entendimento do alcance da distinção entre Cultura – herança cultural comum universal da humanidade –  e Património Cultural  – legado de identidade e memória colectiva a passar, de forma preservada e valorizada na sua autenticidade e originalidade às gerações futuras.

É esta a diferença que pode enformar a reestruturação prometida no Programa do Governo  para a Cultura/ Património Cultural , pensada e realizada de forma inovadora e arrojada, porque Portugal precisa de um novo modelo!

(Continuação)

Não basta conhecer a verdade, devemos mudá-la

AGRADECIMENTOS  DOWNLOAD

LISTA DOS PARTICIPANTES DOWNLOAD

 

 

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+