Cimeira do Património – Repensar o Património, Reconstruir Portugal – uma visão e estratégias para o séc. XXI

 

COMUNICADO À IMPRENSA

AHP – Aldeias Históricas de Portugal com o apoio da Universidade Lusófona de Lisboa, realiza a Cimeira do Património “Repensar o Património Cultural, Reconstruir Portugal – uma visão e estratégias para o século XXI“, no dia 27 de Julho na Universidade Lusófona (Campo Grande) das 9h30 às 18h30.

A Cimeira reúne especialistas, individualidades e Organizações, ligadas às várias vertentes do Património cultural, que vão elaborar um conjunto de recomendações a serem enviadas ao Governo e apresentadas, na sua generalidade, publicamente, no final, em conferência de imprensa.

A reestruturação prometida no Programa do Governo deve ser pensada e realizada de forma inovadora e arrojada – Portugal precisa de um novo modelo!

O objectivo da Cimeira é, pois, definir o novo modelo de gestão para a Cultura (como Património Cultural), que partindo de uma visão pluridisciplinar, abrangente e consolidada, estabeleça as estratégias e linhas de força que viabilizem as suas potencialidades, para que se constitua como um eixo importante de desenvolvimento nacional e factor determinante de coesão social.

O País precisa de concentrar e racionalizar os recursos – defender valores da sociedade e dos cidadãos, de forma sustentada.

O Património Cultural (Cultura) constitui-se como uma das bases estratégicas do desenvolvimento do País. Serão objecto de análise e ponderação as relações do Património Cultural com os múltiplos factores que promovem a sua sustentabilidade e a preservação das nossas memórias – o turismo cultural, a musealização; a museologia; parcerias com a sociedade civil, ONGP, autarquias com as organizações internacionais; a acessibilidade dos programas comunitários; valorização humana; isenções e incentivos fiscais; limites e a adequação da legislação às realidades; a autenticidade do Património Mundial…

Não basta conhecer a verdade, devemos mudá-la.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+