Celebrações do 1º de Dezembro – 2014

Foram várias as entidades e que se associaram à AHP – Aldeias Históricas de Portugal, nas cerimónias simbólicas das Comemorações do 1º de Dezembro.

BOMBARRAL – A cerimónia de grande simbolismo histórico, decorreu junto ao monumento emblemático erigido em memória de Gago Coutinho e Sacadura Cabral.
A cerimónia – um verdadeiro marco de cidadania – foi realizada pela Câmara Municipal com a presença do Presidente José Manuel Vieira e a participação dos alunos do 4º ano do ensino básico.
No monumento depositou-se uma coroa de flores, tendo o presidente José Manuel Vieira, feito uma importante alocução, enquadrando os factos históricos do dia 1º de Dezembro. (ver fotos comunicado da Câmara Municipal)

LANHESES – Foi aqui celebrado, pela primeira vez, o 1º de Dezembro.
Teve a participação de Junta de Freguesia de Lanheses e da AHP – aldeias Históricas de Portugal, através do seu sócio fundador D. Lourenço de Almada. Estiveram presentes ente outras pessoas familiares da casa, o representante da Real Associação de Viana do Castelo, o presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo (informalmente), membros do executivo da Junta.
A cerimónia, que teve a forma de tertúlia, iniciou-se no Paço de Lanheses com o Hino da Restauração na voz de jovem uma cantora lírica, seguindo-se a passagem de um documentário evocativo e terminando junto ao pelourinho . (ver fotos)

SÃO VICENTE DA BEIRA (NÚCLEO NACIONAL DA AHP PARA O PATRIMÓNIO IMATERIAL) – Foi realizada com os seus parceiros e representante, Dr. Benevides Prata, escuteiros de São vicente da Beira e Alunos do Agrupamento Escolar. (ver fotos)

São Vicente da Beira

São Vicente da Beira

São Vicente da Beira

São Vicente da Beira

 

 

 

 

 

ALCAINS, AGRUPAMENTO ESCOLAR – À semelhança do ano passado o Agrupamento Escolar de S. Vicente da Beira e Alcains, realizou, com os seus alunos e professores, uma cerimónia simbólica alusiva ao 1º de Dezembro com a leitura conjunta de um poema.(ver foto e poema)

Escola São José Sanches

Escola São José Sanches

Poema

Poema

 

 

 

 

 

CABEÇO DE VIDE (NÚCLEO NACIONAL DA AHP PARA O PATRIMÓNIO MUNDIAL) – Com a colaboração do seu representante Comendador Ribeirinho Leal e cidadãos, foi realizada a deposição de flores no monumento da comemoração do foral.(ver fotos)

AMARANTE (NÚCLEO NACIONAL DA AHP PARA O PATRIMÓNIO MUNDIAL) – Integrado na caminhada Tradicional do “Homem da Pêra Branca” respondendo ao desafio da AHP – Aldeias Históricas de Portugal, foi realizada uma arruada e lido um documento alusivo ao 1º de Dezembro. A organização envolveu a ADA – Associação Desportiva de Amarante, a União de Freguesias de S. Gonçalo, Madalena, Cepelos e Gastão, a Banda de Música de Amarante. (ver filme excertos)

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+