A AHP no IV Encontro de Volkswagen Carochas, Cabeço de Vide

AHP – Aldeias Históricas de Portugal esteve no dia 31 de Maio  no tradicional evento automobilístico em Cabeço de Vide, organizado pelo seu sócio, Comendador Ribeirinho Leal, que reuniu mais de sessenta pessoas e uma vintena dos míticos Volkswagen Carocha, de Alter do Chão, Castelo de Vide, Estremoz, Gáfete, Lisboa, Portalegre e Vale de Açor.

[scrollGallery id=28]

Desfilaram por Portalegre, Crato e Alter do Chão, concentrando-se, em Cabeço de Vide, à porta da casa do patrono, Sr. Joaquim F. Costa Pinto.

O Comendador Ribeirinho Leal proferiu palavras de acolhimento, seguindo-se o desfile pelas ruas da Vila, com visita ao núcleo primitivo da povoação, cuja histórica foi evocada pelo organizador do Encontro.

De Cabeço de Vide os participantes seguiram para o Torre de Palma Wine Hotel, na herdade do mesmo nome, onde nasceu a família Costa Pinto, tendo sido recebidos pelo seu proprietário, Dr. Paulo Barradas Rebelo, que acompanhou o grupo numa visita ás exemplares instalações deste empreendimento, decoradas com inexcedível bom gosto.

Aí teve lugar o almoço regional – de uma excelência merecedora de uma estrela Michelin – nomeadamente a sopa de tomate com ovos escalfados e a sopa dourada, doce conventual típico da zona, acompanhado com bom vinho alentejano.

Após a refeição, noutro espaço do hotel, o Comendador Ribeirinho Leal, através de um PowerPoint, evocou a vida e personalidade de Joaquim F Costa Pinto, narrando factos cheios de humor, que deliciaram a assistência. O sobrinho do homenageado, Eng. Mariano Costa Pinto, também falou dos seus ascendentes e das suas vivências neste espaço histórico.

Usaram ainda da palavra os representantes das entidades presentes que apoiaram o evento, a Dra. Isabel da Veiga Cabral pela AHP- Aldeias Históricas de Portugal e o Eng. Gonçalo Lagem, Presidente da Câmara Municipal de Monforte, que agradeceu a realização do evento no concelho, disponibilizando-se para apoiar iniciativas congéneres.

Terminou o Encontro com a entrega dos Diplomas e prémios, aos carros: melhor restaurado (Sr.Lopes Calhas), mais antigo (Sr. Victor Mourato), mais próximo do original (Prof. Joaquim Correia).

O próximo Encontro ficou marcado para o dia 30 de Maio de 2015.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+