A AHP – Aldeias Históricas de Portugal apoia as tradições em Arcos de Valdevez – A TV Porto Canal recolheu imagens

A AHP – Aldeias Históricas de Portugal participou, no dia 13 de Outubro, na festa das vindimas da Torre de Aguiã (Arcos de Valdevez). Foi mais uma acção de cidadania no apoio às actividades ligadas à preservação e divulgação das nossas tradições.
Dr. Simão Pedro de Aguiã, proprietário da Casa da Torre de Aguiã, é um dos poucos vitivinicultores do País empenhado em preservar as práticas genuínas ligadas às vindimas e que fazem parte da sua tradição familiar.

Organizou assim, mais uma vez, a pisada das uvas do célebre “vinhão”, no lagar de pedra como era uso de antanho, com grupos de tocadores de concertinas, a que se juntaram as vozes de homens e mulheres cantando ao desafio, nas “rusgas”.
Assistiram mais de quatrocentas pessoas – vieram gentes do campo, das aldeias das redondezas e, de longe, de Lisboa.
Houve sorteio e distribuição do “vinhão”, na qual participou a AHP. Até altas horas da manhã dançou-se, num rodopio estonteante, o Vira do Minho, no largo terreiro fronteiro à casa senhorial.

A TV Porto Canal recolheu imagens e testemunhos nomeadamente da Drª Isabel da Veiga Cabral, representante da AHP, que referiu a importância da interligação das tradições e com o Património edificado, como vector de valorização das riquezas a preservar e delas fazer o eixo estratégico para o desenvolvimento das regiões e do País, com o aproveitamento da mais-valia que constitui o turismo cultural.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+